quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Conheça o Potengi - Pôr do sol inesquecível


Por: Raul Winchester
     Viviane Bonifácio


Todas as grandes cidades nasceram ancoradas á um rio. Não é possível imaginar á antiga Mesopotâmia sem o Tigre e o Eufrates, a China sem o Amarelo e o azul, a América do Sul sem o Amazonas, o Nordeste sem o Velho Chico. Natal, não tem uma origem diferente, nasceu às margens do querido Potengi.

Por: Raul Winchester
Em 1597, uma frota comandada por Jerônimo de Albuquerque e o Almirante Antônio da Costa Valente desembarcaram no Rio Potengi, com a missão de fundar uma nova cidade e construir uma fortaleza para proteger os colonos Portugueses das invasões corsárias Francesas, que tentavam negociar com os nativos da região. O Rio Potengi faz parte das raízes culturais de Natal, seu nome tem origem do Tupi que significa água de camarão. 

Sobre a área diz o poeta Adriano de Souza, “Em tuas margens lama é alma de vida”.
O Estuário Rio Potengi é constituído de Manguezal, com rico ecossistema, relevante importância para a sustentabilidade sócio-econômica da cidade do Natal, grande fonte de alimento, centro de reprodução de espécies, refúgio para peixes e crustáceos, desenvolvimento da aqüicultura e de atividades portuárias e recreativas.

Por: Hugo Macedo 
     Pela beleza encantadora, pôr-do-sol inesquecível e sua interessante história, o estuário possui grande potencial turístico, ainda hoje pouco explorado. Basta um olhar para perceber a beleza que existente no rio potengi, o maravilhoso por do Sol, considerados por muitos, um dos mais belos do Brasil, Pedra do Rosário que inspira fé, a moderna paisagem da Ponte Newton Navarro e a beleza da antiga linha férrea da Ponte de Igapó. O passeio de Barco Chama Maré, faz nos refletir sobre ser humano como pode ser destruidor, quando assim deseja.  Realçando os problemas ambientais existentes no potengi. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários